ReanÁlise e AssimilaÇÃo
Voltar
Reanálise regional e assimilação de dados de alta resolução

Objetivo GERAL
Implementar operacionalmente um sistema de assimilação de dados meteorológicos da alta resolução e gerar um conjunto de reanálise utilizando este sistema.

Metodologia
Aquisição e pré-processamento dos dados que serão utilizados no processo de assimilação. Esse processo inclui além do controle de qualidade dos dados, a conversão das variáveis meteorológicas, como por exemplo, temperatura e umidade para a variável que é utilizada no PSAS (geopotencial). A última fase do pré-processamento será a conversão dos dados ASCII para o formato ODS (Observation Data Stream) utilizado pelo PSAS. Na segunda etapa experimentos serão realizados com modelo ETA (resolução 20 Km) e sistema de assimilação de dados PSAS com a finalidade de gerar o conjunto de reanálises. A validação das reanálises estará concentrada em cálculos de erros de médios e erros médios quadráticos, entre outras métricas de avaliação, utilizando as observações e análises.

JUSTIFICATIVA
Para melhor entendimento de como ocorrem os fenômenos meteorológicos extremos se faz necessário uma base de dados históricos homogênea com alta resolução espacial e temporal, com os quais seja possível detectar as condições favoráveis ao desenvolvimento de eventos extremos e a definição de um padrão meteorológico associado a estes eventos.

RESULTADOS ESPERADOS
Com a geração de reanálise de alta resolução espera-se obter um conjunto de dados consistente com excelente definição temporal e espacial, e que este conjunto além de ser utilizado para fins específicos dentro do projeto seja de grande utilidade para diversos outros grupos de pesquisas.

Pesquisadores
- Dirceu L. Herdies (CPTEC/INPE)
- José A. Aravéquia (CPTEC/INPE)
- Luiz F. Sapucci (CPTEC/INPE)
- Rita V. Andreoli (CPTEC/INPE)
- Renata W. Borges (CPTEC/INPE)