VerificaÇÕes de PrevisÕes
Voltar
Verificação das previsões de tempestades geradas pelo protótipo

Objetivo GERAL
Realização de um processo de verificação das previsões meteorológicas de tempestades produzidas pelo protótipo de um sistema previsor a ser desenvolvido neste projeto , bem como das previsões hidrológicas de modelo chuva-vazão a ser acoplado ao protótipo.Nesse sentido, deve-se entender “verificação” como um processo de avaliação do grau de correspondência entre previsões e observações, que pode ser realizado a partir de diversas abordagens, tendo como ponto de partida, a determinação precisa das variáveis e eventos a serem avaliados. Neste processo de verificação, pretende-se analisar a capacidade do protótipo de prever eventos binários de tempestades , conceito a ser definido no âmbito deste projeto, bem como sua capacidade em prever precipitação, em termos de taxa e volume, e vazão e nível correspondentes do modelo hidrológico acoplado.

Metodologia
Um processo de verificação de previsões meteorológicas pode assumir grande dimensionalidade, estar focado na realização de avaliações absolutas ou relativas , e ser orientado tanto para a seleção de medidas quanto para a análise das características estatísticas da distribuição conjunta da probabilidades entre as previsões e observações. Outra questão a ser considerada é o conjunto de aspectos de qualidade a ser analisado. Neste processo de verificação pretende-se realizar uma avaliação absoluta, utilizando-se de medidas clássicas relativas a acurácia, associação, acurácia relativa à climatologia (skill) e existência de erro sistêmico (bias). Também, pretende-se examinar o diagrama de percentis da distribuição condicional da vazão observada, dado a classe da vazão prevista. Especificamente em relação à precipitação, pretende-se avaliar sua variabilidade nos domínios temporal e espacial, através de medidas como o coeficiente de correlção das anomalias, bem como analisar a possibilidade de uso de métodos mais sofisticados que avaliem o grau de correspondência em fase e amplitude.

JUSTIFICATIVA
As motivações para se empreender este processo de verificação abrangm tanto a demonstração dos impactos positivos das previsões produzidas pelo novo sistema, quanto a busca do entendimento a respeito da estrutura de erros do sistema, com propósito de melhorar as previsões geradas.

RESULTADOS ESPERADOS
O resultado esperado dessa meta é um relatório contemplando uma análise crítica das melhorias e deficiências presentes tanto no protótipo de previsão de tempestades quanto no modelo hidrológico acoplado, bem como um diagnóstico da estrutura de erros, que possa subsidiar melhorias futuras no sistema de previsão hidrometeorológica proposto.

Pesquisadores
- Eduardo Alvim Leite (Instituto Tecnológico SIMEPAR)
- Otto Corrêa Rotunno Filho (Programa de Engenharia Civil – COPPE/UFRJ)
- Cesar Augustus Assis Beneti (Instituto Tecnológico SIMEPAR)
- José Eduardo Gonçalves (Instituto Tecnológico SIMEPAR)
- Marco Antonio Rodrigues Jusevicius (Instituto Tecnológico SIMEPAR).